geral
Anderson Rafael Rentz (nov/2009)
Resumo
Este trabalho repassa alguns dos principais conceitos sobre liderança, confrontando com conceitos de chefia, comentando alguns pontos específicos.
I. Introdução
A liderança é um assunto que sempre despertou interesse. Tanto é, que especulações em torno dela remontam a “A República”, de Platão, e mesmo aos diversos livros do Antigo Testamento, da Bíblia. Nos últimos 60 anos esse interesse acirrou-se, especialmente com o advento das teorias científicas da administração e dos estudos organizacionais.
II. O que é liderança?
O dicionário informa:
Liderança: espírito de chefia; forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos. Função, posição, caráter de líder; espírito de chefia; autoridade, ascendência .
Líder: Indivíduo que chefia, comanda e/ou orienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de idéias; guia, chefe ou condutor que representa um grupo, uma corrente de opinião, etc. Indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros; pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras; pessoa que se encontra à frente de um movimento de caráter religioso, filosófico, artístico, científico, etc.; algo ou alguém que guia, conduz .
Além de incompletos, se queremos entender como o fenômeno ocorre no interior do grupo e da organização, as definições acima começam com uma falha grosseira, para quem já se ateve um pouco que seja sobre o assunto – confunde liderança com chefia e líder com chefe.
O processo de liderança normalmente envolve um relacionamento de influência e duplo sentido, orientado principalmente para o atendimento de objetivos mútuos, tais como aqueles de um grupo, organização ou sociedade. Portanto, a liderança não é apenas o cargo do líder mas também requer esforços de cooperação por parte de outras pessoas.
As organizações precisam de liderança forte e administração forte para atingir sua eficácia ótima. No