Bacharel
No contexto atual, nunca foi tão importante para as empresas trabalharem e desenvolverem sua gestão estratégica. Com o mercado tornando-se mais concorrido a cada dia, cabe as empresas que pretendem manter-se em atividade dar importância ao planejamento e gerenciamento estratégico.
O planejamento e gerenciamento estratégico faz-se necessário não apenas na atuação das empresas no mercado, mas em todos os processos internos de uma organização. Cada dia mais , as empresas buscam novas técnicas e ferramentas que tornem possível a tradução de seus objetivos para o mundo real e o planejamento de ações que possam fazer com que esses objetivos sejam verdadeiramente atingidos.
Quando uma empresa mantém o controle e o planejamento para seus processos fica possível atingir o sucesso, uma vez que, de posse de todo o conhecimento a respeito dos processos da empresa, é possível ao administrador verificar os pontos de melhoria internos que podem refletir em uma ótima estratégia para atuação no mercado.
De acordo com Maximiano (2006) estratégia é a seleção de meios para que os objetivos possam ser atingidos. O referido autor ainda diz que, o conceito de estratégia surgiu a partir de situações de concorrência e que a realização do objetivo significa anular o objetivo do concorrente. Deve-se considerar a idéia totalmente aplicável levando-se em consideração a atual realidade do mercado.
Com base nas informações acima, o trabalho a seguir mostrará informações a respeito das origens da estratégia empresarial, da administração estratégica para as empresas, estratégias segundo estudiosos da Administração e algumas visões atuais de colunistas de revistas técnicas.
2. ORIGEM DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Maximiano (2006) diz que o conceito e as técnicas da administração estratégica chegaram as empresas no início do século XX e os primeiros executivos a adotarem essas técnicas foram Pierre Du Pont e Alfred Sloan. Sloan identificou a necessidade da