geral
INTRODUÇÃO1
1. TIPOS DE DIETAS 2
1.1 Dieta livre 4 1.2 Dieta branda 7 1.3 Dieta pastosa 9 1.4 Dieta hipossódica 11
1.5 Dieta liquida restrita 13 1.6 Dieta liquida completa
INTRODUÇÃO
A dietoterapia é a ciência que estuda e aplica a dieta com princípio terapêutico, tendo a dieta normal como padrão. A finalidade básica da dietoterapia é ofertar ao organismo nutriente adequado ao tipo de doença, condições físicas, nutricionais e psicológicas do paciente, mantendo ou recuperando o estado nutricional.
O Manual de Dietas Hospitalares tem como objetivo principal a padronização das refeições servidas nos Hospitais. Os exemplos de cardápio respeitam a disponibilidade e os hábitos alimentares de cada região.
1. TIPOS DE DIETAS
1.1 DIETA LIVRE
DEFINIÇÃO
É uma dieta balanceada, sem restrições de consistência, volume, osmolaridade, etc. Dieta harmônica, completa e nutricionalmente adequada, fornecendo energia e nutrientes em quantidades diárias recomendadas para manter a saúde do indivíduo.
A dieta fornece os nutrientes que o corpo necessita para os processos vitais, manutenção, reparação, crescimento e desenvolvimento normais.
Dieta que atende as leis da Nutrição: lei da harmonia, adequação, qualidade e quantidade dos alimentos.
CARACTERÍSTICAS DA DIETA
Sem alteração de consistência e nutrientes.
Dieta suficiente, harmônica, consistência normal, distribuição e quantidades normais de todos os nutrientes, ou seja, normoglicídica, normoprotéica, normolipídica, balanceada e completa.
OBJETIVOS DA DIETA
Suprir as necessidades individuais do indivíduo, fornecendo uma quantidade suficiente de proteínas, calorias e outros nutrientes.
Manter o estado nutricional de pacientes com ausência de alterações metabólicas significativas ao risco nutricional.
INDICAÇÃO
A Dieta Livre é indicada para as pessoas que não necessitam de modificações dietoterápicas específicas e que representam funções de mastigação e gastrintestinais preservadas, não