geral
Multidão é a aglomeração de pessoas bastante próximas fisicamente, sem normas ou uma organização pré-estabelecida, anônimas, iguais e com um objetivo em comum. Em uma multidão, não importa a raça, cor, nível intelectual ou de poder aquisitivo dos indivíduos, visto que não há espaço para esta diferenciação. Alguns exemplos de multidão: aglomeração de pessoas brincando no carnaval, grupo de curiosos vendo um incêndio, etc.
Público é bem diferente da multidão. As principais características que fazem essa distinção é que o público é uma associação intermediária entre o grupo social e a multidão, visto que o esse tipo de agregado social possui certo contato primário entre seus participantes e há uma organização estabelecida. Na multidão, a integração das pessoas é ocasional, no público é intencional, sendo que inclusive as pessoas agrupadas na forma de público possuem a capacidade de criticar (elogiar, vaiar etc). Exemplos: público de pessoas que vão a uma partida de futebol ou show de rock.
A massa difere do público na medida que nesta os indivíduos não podem criticar. A Massa é marcada principalmente pela passividade em relação ao que é imposto. Um exemplo claro de massa é o grupo de pessoas que vê a uma propaganda na TV. Neste caso, o conjunto de telespectadores é a massa. Principais características: Não ocorre contato entre as pessoas do grupo, a sua formação é espontânea, não há a possibilidade de crítica e o tipo de comunicação predominante é aquele transmitido pelos meios de comunicação de massa.
Multidão
É um grande numero de pessoas unidas temporariamente, na multidão há falta de organização, não possui um conjunto de normas, todos tem o mesmo objetivo, todos são iguais perante a multidão.
Ex: pessoas que brincam no carnaval, quando alguém foge de um local em chamas,