Filosofia
1. CARÁTER DO ELEATISMO
- Pela primeira vez, com a escola eleática, a substância se torna por si mesma princípio metafísico: ela é apresentada não como elemento corpóreo ou como número, mas tão só como substância, como permanência e necessidade do ser enquanto ser.
- O princípio eleatismo marca uma etapa decisiva na história da filosofia, Ele pressupõe indubitavelmente a pesquisa cosmológica dos jónicos e dos Pitagóricos, mas subtrai-a ao seu pressuposto naturalista e trá-la pela primeira vez ao plano ontológico em que deveriam enraizar-se os sistemas de Platão e de Aristóteles.
2. XENÓFANES
- Primeiro a afirmar a unidade do ser.
- Escreveu em hexâmetros e compôs elegias e jambos (Silloz) contra Homero e Hesíodo.
- O ponto de partida de Xenófanes, é uma crítica decidida ao antropomorfismo religioso tal como se apresenta nas crenças comuns dos gregos e ainda como se acha em Homero e em Hesíodo.
- Xenófanes afirma sob forma teológica a unidade e a imutabilidade do universo, mas medida parece-lhe difícil de compreender e, assim, pode ser entendida depois de longa pesquisa, "Os deuses não revelaram tudo aos homens desde o princípio, mas só procurando encontram, passado tempo, o melhor". É o reconhecimento explícito da filosofia como pesquisa.
- Ele julga que todas as coisas e até o homem são formadas de terra e água; que tudo vem da terra e tudo à terra regressa; mas estes elementos de um tosco materialismo pouca ligação têm com o seu princípio fundamental.
- Criticava também a virtude agonística dos vencedores de jogos, que era tão altamente estimada pelos gregos, e a afirmação da superioridade da sageza. Ele dizia que: "Não é justo antepor à sabedoria a mera força corpórea".
3. PARMÉNIDES
- É o fundador do eleatismo. A grandeza de Parménides é desde logo evidente pela admiração que suscitou em Platão: este fez dele a personagem principal do diálogo que marca o ponto crítico do seu pensamento e que é dedicado a ele
- Parménides