GERAIS
A nossa floresta vem passando por uma enorme crise ao longo dos últimos anos em todo o sentido amplo da palavra; e um dos principais contratempos é o desmatamento ilegal e predatório, ou seja, o desflorestamento como também é conhecido; este vem acontecendo desde que o Brasil foi descoberto, os portugueses se impressionaram com a variedade de madeira que o nosso País abrigava, e não demoraram muito em querer transformá-la em lucro...
Não existe autoridade ou lei suficiente em nossa terra que possa impedir que este crime ambiental se dissemine e destrua a nossa floresta. Os nossos governantes ainda não conseguiram convencer as pessoas de que aquelas árvores serão num futuro bem próximo grandes aliadas no combate às doenças físicas, sem falar que o desmatamento também acelera o efeito estufa, contribui para a escassez de água, causa a erosão, precipita o aumento da temperatura, origina a extinção dos animais que ali convivem, e além de muitos outros prejuízos que serão ainda causados à floresta amazônica e à humanidade.
Há ainda o problema das queimadas que são realizadas pelos agricultores, para em seguida usarem a terra no plantio das suas colheitas, mas eles não sabem que o fogo destrói o solo, desnutre-o e o elimina pouco a pouco até torná-lo infértil.
Lembrando também a caça aos animais silvestres que tem se tornado um frequente comércio ilegal neste País, que é tão rico em beleza e diversidade, entretanto tão humilde em lei e em autoridade.