INTRODUÇAO
Para suspender um peso é preciso aplicar uma força dirigida para cima igual a força peso na corda. E assim será preciso puxar a corda ate o fim. Se for acrescentada uma roldana, o peso não mudara, só poderá ser mudada sua direção e sentido.
Se a esta mesma corda for acrescentada uma roldana móvel, o peso será suspenso pelas duas roldanas. Com isso, o peso total é dividido entre elas, ou seja, cada uma delas suporta apenas metade do peso total, para suspender o peso no ar será necessário aplicar a metade da força peso. Caso queira suspender o peso na mesma altura do caso anterior, será necessário o dobro de corda.
Tipos de roldanas:
Roldana fixa: somente altera a direção e o sentido da força.
Roldana móvel: divide a força resistente entre o ponto de fixação da corda e a força potente.
Cadernal: configuração de várias roldanas móveis e o mesmo número de roldanas fixas.
Talha: configuração de várias roldanas móveis e uma roldana fixa.
Resumo Foram realizadas algumas pesquisas para definir a melhor forma de montarmos um experimento que fosse capaz de mostrar de maneira simples o funcionamento da roldana. Em seguida, iniciamos a montagem do experimento, onde usamos três roldanas, um suporte de madeira, fios de nylon, pesinhos, e três ganchos. Logo depois, usamos o dinamômetro para medir os pesos e a tração. E assim fizemos a coleta de dados e começamos a analise dos dados. Podemos então chegar à conclusão de que a roldana fixa altera apenas a direção e o sentido da força, já a roldana móvel divide a força peso e assim a força necessária para erguer este peso também será reduzida pela metade.