geradores de pressão diferencial
Os medidores de vazão geradores de pressão diferencial podem ser usados tanto com líquidos quanto com gases. Outra vantagem é que podem ser usados em tubulações de ampla variedade de diâmetros. A base teórica em todos os casos é a mesma: a equação de Bernoulli.
1. Tubo de Venturi:
Foi idealizado pelo cientista italiano Venturi em 1791 e usado como medidor de vazão em 1886 por Clemens Herschel, sendo constituído por um bocal convergente.
É um aparato criado para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação (diferencial) da pressão durante a passagem deste liquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita. Este efeito é explicado pelo principio de Bernoulli e no principio da continuidade.
Se a linha de um fluido é constante e a seção diminui, necessariamente a velocidade aumenta após atravessar esta seção. Pelo teorema da conservação da energia se a energia cinética aumenta, a energia determinada pelo valor da pressão diminui obrigatoriamente. Especificamente, a medição de vazão com o uso de Venturi torna-se relevante em aplicações onde não se deseja grandes pardas de carga.
2. Tubo de Pitot:
O tubo de Pitot foi inventado por Henri de Pitot (