Proteção de transformadores e alternadores
1
Proteção de Transformadores e da Produção em
Regime Especial (Dezembro 2013)
Janeiro, Ana Carolina; Sousa, José Miguel e Lima, Sara Diana, FEUP
Abstract — Este trabalho debruça-se sobre o estudo das proteções a aplicar num determinado sistema elétrico, nomeadamente ao nível do transformador e da produção em regime especial presente (dois geradores de 15MVA).
O trabalho divide-se, então, em duas partes: proteção de transformadores e proteção da PRE.
Na primeira parte, começa por ser apresentado um esquema que inclui todas as funções de proteção pertencentes aos subsistemas de proteção de transformadores escolhidos, seguida de uma explicação de cada um deles e os elementos de proteção utilizados. Esses sistemas encontram-se divididos entre sistemas de proteção contra defeitos internos e contra defeitos externos.
As funções de proteção foram escolhidas tendo como base a tabela ANSI/IEC.
Os subsistemas escolhidos para o transformador em causa foram, contra defeitos internos, a proteção diferencial percentual e a proteção de Buchholz; contra defeitos externos foi escolhida a proteção contra sobrecargas; como proteção extra, mostrou-se a hipótese da escolha da proteção secundária ou de apoio.
Na segunda parte são apresentadas as proteções utilizadas para a proteção de geradores. Estes são, normalmente protegidos contra dois tipos de defeito: falha de isolamento e condições anormais de funcionamento. São enumerados, neste trabalho, os vários tipos de proteções que podem ser utilizadas, acompanhados das explicações correspondentes.
Palavras-chave — relé, disjuntor, proteção diferencial, bulchhotz, sobreaquecimento, sobrecarga, transformadores, ANSI
I.
A
INTRODUÇÃO
da proteção dos elementos de um sistema elétrico é fundamental para a garantia de continuidade e qualidade de serviço no transporte e distribuição de energia. Numa época