agua doce
História
As barragens foram, desde o início da história da Humanidade, fundamentais ao desenvolvimento da espécie humana. A sua construção visava sobretudo a combater a escassez de água no período seco de forma mais ou menos empírica.1 2 Em nível mundial, algumas das barragens mais antigas de que há conhecimento situavam-se, por exemplo, no Egipto, Médio Oriente e Índia. Na Índia, apareceram barragens de aterro de perfil homogéneo com descarregadores de cheias para evitar acidentes provocados pelo galgamento das barragens. Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de se construir um crescente número de barragens, o que permitiu o progressivo aperfeiçoamento das técnicas de projecto e construção. Apareceram, então, as primeiras barragens de aterro modernas, assim como as barragens de betão.
Impactos socioambientais
As barragens costumam inundar uma longa extensão de terras habitáveis. Isso faz com que muitas pessoas sejam desalojadas e tribos indígenas, fauna e flora completamente dizimadas. Por isso, deve haver a discussão sobre a real necessidade das barragens, bem como formas de minimizar o seu impacto socioambiental. É o que acontece atualmente, por exemplo, no caso da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Brasil.
Elementos da barragem e órgãos hidráulicos
Os Elementos da barragem e órgãos hidráulicos são os seguintes3 :
⦁ Paramentos ou Barramentos – as superfícies mais ou menos verticais que limitam o corpo da barragem: o paramento de montante, em contacto com a água, e o paramento de jusante.
⦁ Coroamento – a superfície que delimita superiormente o corpo da barragem.
⦁ Encontros – as superfícies laterais de contacto com as