Medidores de Vazão
Estudo dos Conceitos e Metodologias Envolvidas em Sistemas de Medição de Vazão
Richard Thomas Lermen (FAHOR) richard@fahor.com.br
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo descrever sete principais medidores de vazão, os quais são chamados de fluxímetros. Esta descrição consiste em revisar os conceitos fundamentais e mecanismos envolvidos nos fluxímetros por pressão diferencial (placa de orifício, tubo de Venturi; tubo de Pitot), eletromagnético, ultrassônicos, por efeito vortex e por efeito Coriolis. Também, faz parte deste trabalho, a apresentação de um dispositivo medidor de vazão que consiste em uma roda d’água conectada ao eixo de um motor CC de baixo custo, o qual pode funcionar como um gerador, isto é, quando a água escoar sobre a roda d’água fazendo girar o eixo do motor, o mesmo induz uma diferença de potencial elétrico devido à indução eletromagnética. Essa diferença de potencial, fornecida pelo motor, aumenta com o aumento da vazão d’água. Portanto, o conteúdo deste trabalho pode auxiliar na escolha de uma metodologia a ser empregada na determinação da vazão em fluídos.
Palavras chave: Vazão; Tipos de Fluxímetros; Eletromagnetismo.
1. Introdução
A medição de vazão é um acontecimento cotidiano. Esse tipo de medição está presente na maioria das operações realizadas na agricultura (quantidade de água consumida), no comércio (combustíveis para automóveis) e principalmente nos processos industriais, onde é muito importante efetuar medição e o controle da quantidade de fluxo de líquidos, gases, e até sólidos granulados, não só para fins contábeis, como também para a verificação do rendimento do processo.
As tecnologias envolvidas na medição de vazão evoluíram rapidamente na ultima década, onde algumas sobreviveram, enquanto outras sumiram ou nunca tiveram um desenvolvimento comercial. Atualmente, os desenvolvimentos nas áreas de eletrônica, microprocessador, óptica, acústica e eletromagnetismo,