Contabeis
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FABIO ROGERIO SILVA PIMENTEL
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE DO FUTEBOL NO BRASIL
SALVADOR
2014
FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FABIO ROGERIO SILVA PIMENTEL
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE DO FUTEBOL NO BRASIL
Projeto desenvolvido durante a disciplina de Tópicos Integradores ll, como parte de avaliação referente ao 7º semestre do curso de Ciências Contábeis, orientado pelos Professores Haslã dos Santos Duda e Andréia Estrela Sombrano Amaral.
SALVADOR
2014
RESUMO
O presente artigo é uma síntese do trabalho de conclusão do curso de Ciências Contábeis que demonstra “A evolução da contabilidade do futebol no Brasil”, promovido pela Faculdade Mauricio de Nassau em Salvador- BA. O esporte mais popular do mundo deixa de ser apenas uma paixão interferindo diretamente na economia do nosso país. As movimentações financeiras se elevaram de maneira tão rápida, que o governo decidiu inserir alguns obstáculos para controlar estas transações e ao mesmo tempo restringir praticas desportivas indevidas que causavam impacto direto na economia.
As modificações sofridas foram uma necessidades de padronização da contabilidade desportiva brasileira, através de normatização e regulamentação no esporte. Os efeitos das mudanças tiveram um reflexo direto nos clubes de futebol, permitindo as demonstrações contábeis maiores clareza e transparência, sendo possível comparar os resultados financeiros obtidos.
Pela primeira vez em sua história, entidades desportivas brasileiras foram obrigadas a publicar suas demonstrações contábeis na forma definida pela Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas), Lei 11.638/07 que altera e revoga dispositivos da Lei 6.404/76, com o objetivo de harmonizar as Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC com as Normas Internacionais de contabilidade.
Palavras-Chave: Evolução da contábil desportiva; Contabilidade do