Controle de Turbina
Controle de Turbina
Professor Vincenzo
Turma EE9P15
Danilo Braga A81ICD-3
Helena Cristina dos Santos B1414E-9
Jean Carlos Ignácio A790FE-4
Marcelo Cabral T704HB-2
Robson Roberto Quinaglia B5505E-3
1. Resumo
Este trabalho consiste no projeto de instrumentação e controle de turbo-gerador. Onde são abordados os tipos de instrumentos e controles a ser utilizado no processo de geração de energia elétrica. O controle é feito por relés inteligentes, que ao interagir com os instrumentos de campo tomam a melhor decisão quanto ao desempenho da maquina. Os instrumentos monitora as variáveis do processo e envia os dados para os relés através de redes. Todo o processo de geração é controlado e monitorado por operadores através de supervisório.
Sumário
1. Resumo 2
2. Introdução 3
3. Relé de proteção 4
4. Relé de controle 5
5. Temperatura 5
6. Sensor de temperatura 6
7. Vazão 6
8. Vibração 9
9. Pressão 10
10. Velocidade 11
11. Monitoramento em supervisório 12
12. Conclusão 13
13. Bibliografia utilizada 14
2. Introdução
Turbo-geradores são maquinas rotativas que trabalha em geração de energia elétrica. A turbina recebe o vapor de caldeiras, que a impulsiona a girar e transformar toda energia contida no vapor em energia mecânica. Por outro lado o gerador é acionado pela turbina em alta rotação, que rotacional seu eixo transformando energia mecânica em energia elétrica.
O controle é feito por relés inteligentes instalados em painéis, que recebe todas as variáveis do processo, dos instrumentos instalados nas maquinas. Essas variáveis são temperatura, pressão, vazão, nível, vibração, etc.
Nessas maquinas existe dois tipos de relés. O relé de proteção, que é usado para fazer a proteção da máquina, contra disparo, vibração, temperatura e problemas elétricos. O relé de controle, que é usado para controlar as válvulas e gerador através dos sinais obtidos dos instrumentos instalados no campo.
3. Relé de proteção
O