trabalho mat seq
1. Fabiana trabalha numa fábrica de caixas. Observe as caixas que Fabiana fabricou.
As caixas mais vendidas para colocar bombons têm a forma de cubos e paralelepípedos. Quais são elas?
a) Tipo I e II b) Tipo I e III c) Tipo II e III d) Tipo II e IV
Isso porque, quando a prova se refere a figuras tridimensionais, só consegue avaliar a representação plana delas, já que os sólidos não estão disponíveis para visualização ou manipulação no momento. Se a figura mencionada no enunciado é um cubo, por exemplo, é mostrado apenas a representação dele no papel (veja o exemplo no quadro acima).
Para que seja bem-sucedido na tarefa, é essencial que o aluno tenha resolvido problemas em sala com as figuras tridimensionais e suas representações em diferentes situações. "Só assim é possível se familiarizar com suas características e reconhecê-las depois na representação plana", observa Priscila.
Reconhecer figuras bi e tridimensionais
Observe o bumbo que Beto gosta de tocar. Ele tem a forma de um cilindro.
Qual é o molde do cilindro?
(A)
(B)
(C)
(D)
Análise
Chega-se à alternativa correta relacionando a imagem do bumbo à planificação de um cilindro. Quem tem contato constante com figuras tridimensionais e suas planificações identifica suas faces, estabelece relações entre elas e as formas geométricas e terá mais facilidade para dar conta do trabalho.
Orientações É possível aprofundar a análise das figuras tridimensionais pedindo que cada grupo, longe dos olhos dos colegas, faça uma construção utilizando sólidos geométricos. Em seguida, um envia uma mensagem ao outro com orientações sobre sua produção, informando o nome das figuras que foram utilizadas para que, sem olhar, a construção seja reproduzida.
Reconhecer figuras bidimensionais
Mariana colou diferentes figuras numa página de seu caderno de Matemática, como mostra o desenho abaixo.
Essas figuras