Caldeiras aguatubular
As turbinas das unidades 1 e 2 da UTLA são de condensação, sem reaquecimento, compostas por dois estágios, respectivamente, de alta pressão e de baixa pressão.
A potência nominal de cada unidade instalada é de 50.000 kW, a 3.600 rpm, com cos de 0,9, 184.450 kg/h de vapor superaquecido, podendo ser obtida uma potência máxima de 55.000 kW.
O vapor principal gerado na caldeira é encaminhado para a turbina através da tubulação de vapor principal. Antes de chegar à caixa de alta pressão a linha de vapor divide-se em duas chegando uma em cada lado da turbina. Na chegada o vapor passa pelas válvulas de bloqueio e pelas válvulas de controle da turbina (parcializadoras). As válvulas parcializadoras promovem o controle da vazão de vapor para a turbina e, consequentemente, a variação de carga durante a operação normal.
O vapor gerado na caldeira é encaminhado para turbina, expandindo na turbina de alta pressão e posteriormente na turbina de baixa pressão. Da exaustão da turbina de baixa pressão, o vapor é encaminhado para o condensador.
Parte do vapor que se expande na turbina é extraído e enviado para os aquecedores de alta e baixa pressão, além do desaerador.
Características construtivas * A turbina de alta pressão é uma turbina de ação e conta com um estágio de velocidade e dezesseis estágios de ação, duas válvulas de bloqueio, cinco válvulas parcializadoras e três extrações. As extrações de vapor são tomadas após os estágios 7,12 e 17 e direcionadas para os aquecedores de alta pressão ap4, ap5 e para o desaerador. * A turbina de baixa pressão é de duplo fluxo, contando com quatro estágios de cada lado e duas extrações. As extrações de vapor são tomadas após os estágios 18, 19 e direcionadas para os aquecedores bp1 e bp2.
Carcaças de alta e baixa pressão
O cilindro