Gerador elétrico
RELATÓRIO:
GERADOR ELÉTRICO
ALUNOS:
1. Gerador Elétrico
2. Objetivos
Determinar que os geradores (Fontes, d.d.p) possuem uma resistência interna.
3. Material Utilizado e Esquema Experimental
• Fonte elétrica • Multímetro • Fios elétricos • Placa para montar circuitos • Resistências de 100, 120, 220, 330 e 440 Ohm. 4. Procedimento Experimental
A prática consistiu em verificar que os geradores possuem uma resistência interna. Para tal, como a resistência da fonte utilizada é muito pequena, fez-se necessário incluir no circuito uma outra resistência, para que se consiga medir o valor da resistência interna da fonte.
Montamos o esquema experimental com um resistor de 120Ω (para auxiliar a medição da resistência interna da fonte), variamos a resistência (R) 5 vezes e verificamos que os valores de corrente e de tensão fornecidos pelo multímetro e pela fonte, respectivamente, variavam para cada resistência colocada no circuito. Registramos todos os valores fornecidos pela fonte e elaboramos o gráfico.
Através do gráfico, determinamos a equação da reta e a tangente do ângulo q a mesma faz com o eixo dos x. A tangente do ângulo deve ser a mesma para todos os pontos da reta, e deve corresponder a resistência de 120 Ω incrementada no circuito.
5. Introdução Teórica
Geradores – São dispositivos destinados a manter uma diferença de potencial entre os dois pontos aos quais estão ligados; têm como função básica aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam. Exemplos: baterias e pilhas.
Gerador é um aparelho no qual a energia química, mecânica, solar, ou de outra natureza qualquer é transformada em energia elétrica.
Função do gerador no circuito – Aumentar a energia potencial da carga [pic]Q, à custa da sua energia química ou mecânica, realizando um trabalho sobre( [pic]) ela.
Força eletromotriz do gerador