Gerador de van de graaf
O fato de a carga elétrica se transferir integralmente de um corpo para outro quando há contato interno, constitui o princípio básico do gerador de Van der Graff, onde no equilíbrio de um pequeno condutor com carga positiva o campo elétrico é nulo. Um pequeno condutor com uma carga que se localiza no interior da cavidade de um condutor de maiores dimensões. À medida que o potencial do condutor aumenta, a força de repulsão exercida sobre cada carga sucessiva trazida a sua proximidade também aumenta. A carga é transportada continuamente por meio de uma corrente transportadora , tentaremos verificar esse fato atravès da experiência abaixo.
Objetivo -Mostrar a descarga elétrica e a formação das linhas de campo.
Material utilizado
-Gerador de Van de Graaf
-Talco
-Óleo e fubá.
-Compartimento para armazenamento do óleo
-Dois fios com conectores adequado para interligação dos polos negativo e positivo ao compartimento com óleo.
Procedimento Experimental
-Montar o gerador conforme figura abaixo.
-Passar talco na correia do gerador.
-Ligar o gerador.
-Verificar se estamos tendo eletrização podemos aproximar o braço para sentir.
-Aguardar 05 minutos.
-Após aguardar podemos verificar a descarga aproximando o braço ou algum material condutor próximo da esfera podemos verificar que se tem atração/campo elétrico.
-No segundo passo pegamos um recipiente e colocamos óleo com fubá dentro , então ligamos 02 fios um na extremidade positiva e outra na negativa do gerador e ligamos em duas pequenas unidades metálicas cada uma e mergulhamos a mesma dentro do recipiente.
-Dessa maneira poderemos observar com o gerador colocado em funcionamento as sementes do fubá foram se orientando ao longo das linhas de força, mostrando a configuração do campo elétrico existente entre as pontas dos fios.
Conclusão
Os resultados foram os esperados , conseguimos compreender o