Ger ncia de Rede
A gerência de redes de telecomunicações é um cargo empresarial responsável pelo planejamento e manutenção da planta da comutação digital, (Rede de Comutação eRede de Transmissão). Os trabalhos de especificação de sistemas estão direcionados para tecnologias chamadas estratégicas, que são as centrais digitais de comutação(Rede de Telefonia Fixa), centrais celulares (Rede de Telefonia Celular) e equipamentos de transmissão digital , envolvidas diretamente com o negócio da empresa.
A digitalização da Rede de Telecomunicações e a crescente integração entre empresas, diversificação dos serviços oferecidos, implicam numa maior complexidade da rede e no aumento de capacidade dos equipamentos, originando requisitos novos e complexos de gerência.
2. Principios da Gerência de Rede
Com o crescimento das centrais digitais de comutação, surge a necessidade de especificação de sistemas de gerência voltados para esta tecnologia e seus sistemas agregados. A análise de custo e benefício, pode mostrar como priorizar, especificar e adquirir esses novos sistemas de gerência de modo a atender o crescimento da rede de telecomunicações.
Nesse contexto, quando é citado a terminologia sistema de gerência ou sistema de operação, não pode-se confundir com funções de O&M (operação e manutenção), geralmente voltadas para uma tecnologia específica, aquela do próprio fabricante do equipamento em questão.
Para tanto, será apresentada uma descrição dos requisitos mínimos e necessários de uma arquitetura de gerência, seguindo o Modelo TMN e respeitando seus aspectos de hardware e software, para permitir o gerenciamento dos equipamentos de comutação.
De forma alguma os aspectos aqui levantados invalidam as necessidades de gerência abordadas em outros textos técnicos voltados à aquisição de equipamentos, visam, tão somente, complementar as definições e recomendações existentes nestes documentos.
Fazem parte da gerência da rede funções como supervisão e monitoração das