Reas De Ger Ncia De Redes
Taiany Coelho
O gerenciamento está associado ao controle das atividades e ao monitoramento do uso dos recursos no ambiente da rede. As tarefas básicas desta gerência são: obter as informações da rede e diagnosticar possíveis problemas. Um sistema de gerenciamento é composto de diversas ferramentas para monitorar e controlar a rede. O software usado para realizar as tarefas de gerenciamento, reside nos computadores hospedeiros (estações de trabalho) e nos processadores de comunicação (switches, roteadores).
Um software de gerenciamento genérico é composto por elementos gerenciados, agentes, gerentes, bancos de dados, protocolos para troca de informações de gerenciamento, interfaces para programas aplicativos e interfaces com o usuário. Esse software é composto por elementos gerenciados, agentes, gerentes, bancos de dados, protocolos para troca de informações de gerenciamento, interfaces para programas aplicativos e interfaces com o usuário. Com a evolução das redes de computadores, e consequentemente o aumento da importância do mesmo para as corporações, fez-se necessário definir critérios que possibilitassem gerenciar de maneira eficiente estas redes. Devido a grande diversidade de equipamentos e protocolos, fortemente dependentes de seus fabricantes e desenvolvedores, uma variedade de frameworks de gerência se tornava necessário, ficando cada vez mais evidente a necessidade de se estabelecer padrões de gerência que permitissem uma maior interoperabilidade entre um maior número de dispositivos.
Dentre os padrões mais utilizados, destacam-se o CMISE/CMIP (Commom Management Information Service Element / Commom Management Information Protocol), o RMON (Remote Monitoring), o SNMP e o TMN (Telecommunications Management Network). Apesar dos vários padrões de gerência existentes, a técnica de sniffing também se tornou bastante útil nas atividades de gerência.
A necessidade de uma arquitetura de gerenciamento capaz de atender à enorme