Geotectonica
1º. EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
Respostas
1: As principais divisões sismológicas da terra são a crosta, o manto e o núcleo. O manto é ainda subdividido em superior, transicional e inferior, e o núcleo é subdividido em interno e externo. A grande diferença entre as velocidades sísmicas da crosta e o manto superior indica uma mudança de composição química nas rochas.
A descontinuidade crosta/manto é chamada de Mohorovicic, onde as ondas sísmicas aumentam de velocidade ao atravessa-la. O manto é separado do núcleo pela descontinuidade de Gutemberg, a partir da qual as ondas S não se propagam e as ondas P retardam o seu movimento, pois o núcleo externo é liquido e as ondas p diminuem sua velocidade. Há também descontinuidadesbem marcadas dentro do manto, na parte superior é chamada de zona de baixa velocidade (acima de 410 km), zona de transição (entre 410-660 km), e abaixo tem-se o manto inferior chamado “camada D”.
2: A crosta continental é constituida predominantemente de rochas ígneas e metamóficas cobertas por rochas sedimentares que representam apenas uma pequena porção do seu volume. Na crosta superior a composição média aproximada é granodioritica, a crosta média é composta de rochas nas fácies anfibolito e tem composição intermediária, e por fim, a crosta inferior consiste de rochas na fácies granulitica e. A composição global da crosta continental é Andesítica.
Já na crosta oceânica por estudo das ondas sismicas foram definidas três camadas: 1)sedimentos inconsolidados de chert, argila vermelha e cácario ricos em microoganismos planctônicos; 2) Derrames basálticos toleíticos com estruturas em pillow lavas, na posição superior, e enxames de diques de diabásio verticais, na posição inferior; 3)Gabros e metagabros com intercalações de Plagiogranito, Serpentinito e cumulados ultrabásicos. Sua composição química média é máfica, similar à da crosta continental inferior.
3: Tipo crustal é um segmento contínuo da crosta com