Resumo Compartimentação estrutural da Amazônia
Instituto de Geociências
Faculdade de Geologia
Geologia do Brasil
Professor: Joel Macambira
Aluno: Felipe Garcia 08034001501
Compartimentação geotectônica do Brasil, com ênfase na Amazônia
Belém 2013
A Província Estrutural Amazônia, dispõe-se na região norte brasileira com cerca de 1.700.000 km2, envolvendo essencialmente terrenos proterozoicos e arqueanos. Representa uma entidade geotectônica não afetada pelo Ciclo Brasiliano (0,54 – 1,0 Ga). Limita-se a leste com o Cinturão Móvel Araguaia-Tocantins e a sul com o Cinturão Móvel Alto Paraguai. Mostra sua porção central encoberta pelos sedimentos fanerozoicos da Província Estrutural Amazonas-Solimões. Subdivide-se em nove subprovíncias estruturais: Amazônia Norte-Oriental, Amazônia Sul-Oriental, Amazônia Centro-Oriental, Amazônia Central, Amazônia Centro-Ocidental, Amazônia Norte-Ocidental, Amazônia Sul-Ocidental, Guiana Central e Guiana Oriental.
A Amazônia Centro-Oriental é constituído por um terreno granite-greenstone , TTG e greenstone belts, de idade mesoarqueana, sob a forma de arcos de ilhas, com lavas ultramáficas komatiíticas e toleíticas. E é um cráton neoarqueano (Cráton Sul do Pará).
A Amazônia Sul-Oriental na região da serra dos Carajás tem uma origem de protólitos mesoarqueanos a neoarqueanos, contudo retrabalhados o neoarqueano sendo definidos por orto e paragnaisses em fácies anfibolito e granulito, granitóides, seqüências metavulcanossedimentares e metamáficas, em fácies anfibolito e xisto-verde, coberturas sedimentares neoarqueanas, granitoides, vulcano-plutonismo félsico a máfico e coberturas sedimentares do paleoproterozoico. Mostra um trend estrutural segundo E-O a NO-SE com vergência direcionada para o Cráton Sul do Pará. Constitui um cráton do paleoproterozoico, denominado de Cráton Pará Central.
A Amazônia Norte-Oriental tem forte ação geodinâmica do paleoproterozoico (2,25 Ga). Destaques para a presença de