Geotecnia
Júnio René Toledo Fagundes1 & Lázaro Valentin Zuquette2
1. Resumo do artigo
Os produtos químicos são muito utilizados em meios agropecuários como fertilizantes e pesticidas, e isso pode ser uma fonte de poluição classificada como difusa ou pontual, dependendo da escala. Com frequências e volumes variados, essas fontes são normalmente instaladas sobre materiais inconsolidados, que constituem um meio poroso por onde se processa a infiltração das águas oriundas de chuvas, de irrigação e mesmo das fontes de poluentes. Desta forma, os compostos químicos presentes nestas fontes são solubilizados e os íons transportados até a zona saturada.
O transporte dos solutos pode ser afetado pela: a advecção, a dispersão hidrodinâmica, a sorção, o decaimento de primeira ordem e reações biogeoquímicas. Para a obtenção de dados de sorção são realizados ensaios de equilíbrio em lote, processo laboratorial.
Foi desenvolvido um estudo dos materiais inconsolidados residuais da Formação Botucatu da região de São Carlos, estado de São Paulo, no sentido de avaliar a capacidade de sorção de materiais frente a um contaminante multi-iônico, representado por uma solução aquosa de cloretos de Na+, K+, Zn++ e Cu++.
O trabalho foi feito da seguinte forma: a coleta dos materiais foi feita em três locais distintos na região de São Carlos (SP) representando uma distribuição espacial e diferentes tipos de ocupação (pastagem, mata e agricultura), com vista a obter resultados que possam representar esta variabilidade (materiais 1, 2 e 3). Sendo assim, as amostras foram obtidas de tal maneira a evitar anomalias e presença de matéria orgânica que não são encontradas em profundidades maiores que 1 metro. Ensaios clássicos da geotecnia foram realizados em laboratório para a caracterização física dos materiais, tais como granulometria conjunta e massa