entrevista
Nome: Camila da Silva Araujo
Profª: Ana Paula M. Stahlschmidt
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento I
Porto Alegre, 09 de Setembro de 2013
Identificação:
Mãe: C. S. A., hoje com 31 anos foi mãe de uma menina aos 30 anos.
1- Lembranças significativas da gestação e do parto:
R: Sentir as mudanças do meu corpo pouco a pouco, minha barriga crescendo e meu bebê se desenvolvendo lentamente, mexendo dentro de mim a todo o momento, a dificuldade de dormir ao final da gestação por causa do peso da barriga e acordar toda a hora para ir ao banheiro. No meu parto não esqueço o momento em que senti tirarem o meu bebê do meu ventre e ver a minha filhinha pela primeira vez tão linda, pequeninha e esperada por todos.
1- Expectativas que tinha durante a gestação e relação destas com o que vivenciou posteriormente ao nascimento do bebê:
R: Durante a gestação, pensava somente nos melhores momentos que teria com minha filha, achava que seria muito fácil a adaptação inicial com ela, que seria fácil amamentar e que ela não choraria. Após seu tão esperado nascimento senti as dificuldades iniciais que ela tinha por estar em lugar tão diferente de onde veio, tinha que aprender a sugar o leite, se aquecer no meu colo cheia de roupas que limitavam seus movimentos, se acostumar com a claridade e com a família que queria paparicá-la a todo o momento. Quando amamentei pela primeira vez, senti a dificuldade em o leite materno descer e a dificuldade da minha bebê sugar. O inicio é um período de muita paciência, insistência e persistência da mãe para com o bebê. Outra dificuldade que enfrentei foi o sono, acordar de 2 em 2 horas para amamentar e trocar o bebê.
3-Temores que sentia durante a gestação:
R: Temia que minha bebê pudesse ter algum tipo de doença ou imperfeição, que não fosse saudável, isso era o que mais me preocupava.