Geotecnia
Este trabalho tem como principal objetivo conceituar a Geotécnia, que se trata da aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação e uso do conhecimento dos materiais da crosta terrestre e materiais terrestres para a solução de problemas de engenharia. É a ciência aplicada de prever o comportamento da Terra e seus diversos materiais, no sentido de tornar a Terra mais habitável para as atividades humana
Lida com o modo de como a natureza se comportará com a construção de obras de infra-estrutura. O meio pode ser o solo ou a rocha, ou seja, estuda a propriedade do solo e das rochas, afim de executar projetos de construção. Está ligada a mecânica dos solos e a petrologia, bem como os demais ramos da Geologia.
CONCLUSÃO
A aplicação da geotécnia inclui a previsão, prevenção ou mitigação de danos causados por desastres naturais, como avalanches, fluxos de lama,deslizamentos de terra, deslizamento de rochas, sumidouros e erupções vulcânicas. A aplicação de solo, rocha e mecânica de água subterrânea para o projeto e realização predita das estruturas de barro, tais como barragens. A previsão de design e desempenho das fundações de pontes, edifícios e outras estruturas feitas pelo homem em termos de solo subjacente e/ou rocha; e controle de enchentes e previsão.
Geotecnia é a área do conhecimento que pesquisa e de certa forma fiscaliza a interferência de qualquer infraestrutura construída pelo homem no processo de sua fundação no solo ou na rocha. O profissional da área é o engenheiro geotécnico responsável por projetos de escavações, abertura de túneis, aterros, tratamentos de fundações, fluxos em solos e rochas, além de contenções.
É uma disciplina interligada com a terramecânica, petrologia e áreas da geologia. A Geotecnia não é uma ciência pura e sim o resultado do conhecimento de três áreas específicas: a geologia de engenharia,