administração
Pós- administração de empresas –turmas 07 e 08
Unidade - Americana
Disciplina: Estratégia empresarial
Modulo 1.
Planejamento estratégico não é sinônimo de estratégia, planejamento estratégico é uma maneira de formular estratégias, ou seja, formalizar, colocá-las no papel.
Durante as décadas de 60 e 70, o planejamento estratégico era desenvolvido em forma de planos realizados a cada 5 anos, e eram conhecidos como planos estratégicos. Tratava-se de uma simulação sobre como a empresa se via nos próximos anos, uma projeção no qual quase sempre supunha crescimento e desenvolvimento da atividade empresarial, era sempre uma proposta anunciada de sucesso, esses planos quase sempre não criavam estratégias. Esse tipo de planejamento só funcionavam em ambientes estáveis e previsíveis.
Quando por volta dos anos 70, esse cenário foi modificando-se a medida que estavam ocorrendo grandes modificações no ambiente de negócios. Passado esse período houve uma flexibilização desse tipo de planejamento, onde agora as alterações eram realizadas a medida que era necessário correções durante o curso de sua execução.
Atualmente sempre que o ambiente de negócios sofre alterações que não estão previstas, os planos podem e devem ser alterados para atender novas necessidades.
Existem varias definições para estratégia, mas a que mais abrange e satisfaz é a proposta por Alfred D. Chandler. Ele diz ser estratégia : “... a fixação de objetivos empresariais e a alocação dos recursos necessários para consecução desses objetivos.
Do ponto de vista do administrador estrategista, este deve olhar a empresa como um todo e considerar objetivos amplos quando na formulação da estratégia.
A estratégia não deve ser tomada como um objetivo especifico de uma determinada área funcional, o que não significa que em um determinado momento os objetivos possam estar predominante em uma dada área. Isso vai depender do momento e fase pela qual a empresa esta passando, sendo