geopolítica
Milton Santos teve uma importante trajetória, mas suas ideias conseguiram influenciar ideias e realidades, principalmente ligadas a desigualdade. Produziu também ideias críticas sobre o processo de Globalização. Milton Santos estudou fora do país e volta com diferentes ideias. Ele, como geógrafo, não discute exatamente apenas o espaço físico, Milton Santos discutiu as cidades, a população urbana. Ele desenvolveu uma teoria sobre o desenvolvimento urbano nos países subdesesnvolvidos. Ele diz que as grandes mudanças no mundo virão da população periférica e das cidades periféricas. Disse que “um dia os pobres não apenas aceitarão mais as leis impostas pelo Estado, irão se revoltar” Mostra a força que o homem tem de produzir resistência no espaço em que vive. “Homem lento”, para ele, é o homem que vem da periferia, que não se esconde atrás de técnicas, nem as domina, mas é o homem que vai mudar o mundo, pois ele tem que desvendar as técnicas.
2. Ao longo deste tópico de estudos estudamos que, para compreender o mundo atual, não basta estudar primeiro a localização de cada continente (e dos países), depois seu relevo, seu clima etc., sem estabelecer grandes ligações entre esses vários aspectos. Nesse sentido, por que devemos considerar a teoria de Milton Santos, que tem como eixo principal a "Formação Econômica e Social", uma teoria válida para o entendimento do espaço geográfico? Justifique sua resposta.
Partindo do pressuposto de que a noção de formação social está ligada à evolução de uma sociedade em sua totalidade históric-concreta, Milton Santos diz que essa formação não pode ser tratada sem a noção de espaço geográfico, pois ele é