interacao
RESUMO:
O CAPS centro de atenção psicossocial, ou núcleo de atenção psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do sistema único de saúde (SUS), sendo um lugar de referencia e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade justifica a sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida, sendo implementado como uma estratégia de politica pública que o difunde-se a reforma psiquiátrica como orientação. Nessa perspectiva o CAPS opera em territórios de pessoas, de instituições, dos cenários nos quais se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares.
OBJETIVO: Este trabalho de intervenção teve como proposta mecanismo multifatoriais, tratando do pressuposto de ação concretizando de forma cooperativa a interação no convívio dos usuários do CAPS, tratando-se dos movimentos corporais e ritmos diferentes na execução das atividades expostas pelo profissional de Educação Física acerca de tratar sobre os possíveis mecanismos relacionados às diferentes patologias encontradas no ambiente.
MÉTODOS: A pesquisa teve um caráter qualitativo, descritivo, onde a mesma busca desenvolver as características de determinada população, envolvendo o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados, questionário e observação sistemática. Constando 35 usuários de ambos o sexo.
CONCLUSÃO: Ao projetarmos essa intervenção esperamos que a discussão acerca das práticas cooperativas como processo mediador das relações dinâmicas entre os usuários não se finalize por aqui, e que o mesmo cresça conscientemente sobre a extrema necessidade de praticas que promovam o bem estar físico psíquico e social.