Geopolítica do brasil
GEOPOLÍTICA DO BRASIL
Geopolítica do Brasil
A geopolítica é um saber engajado, comprometido com um pensamento e com objetivos políticos, a Geografia política, ao contrário, é um dos enfoques da ciência geográfica no qual se estudam a distribuição dos Estados pela superfície da terra. Os estudiosos dos problemas militares, da estratégia, procuram adaptar o conhecimento geopolítico a uma política de guerra, ofensiva e defensiva.
No território brasileiro também se configuram características e situações que envolvem a geopolítica, principalmente de acordo com as características sócio-econômicas das diferentes regiões do país, o desenvolvimento sustentável brasileiro, os conflitos entre o desenvolvimento agrário e populacional e os biomas nativos na zona rural e o crescimento urbanístico, incluindo a inserção do país na economia internacional, tendo como destaque a negociação com grandes blocos e a formação de entidades supranacionais, como o Mercosul e a UNASUL. Desta forma, a geopolítica do Brasil está intrinsecamente ligada à Geopolítica da América do Sul.
Ao observar a história do Brasil, admite-se que está baseado nos interesses imperiais de Portugal, o Brasil procurou precisar melhor as suas fronteiras, decidindo, por arbitragem internacional ou por tratados diretos, questões de limites com os países vizinhos.
Fazendo à delimitação de espaço que seria o Tratado de Tordesilhas e a ampliação deste Tratado de Madri, Com o Tratado de Madri as fronteiras entre as terras portuguesas e espanholas aproximavam-se das fronteiras atuais do Brasil com os países hispano-americanos, os portugueses cederiam a Colônia do Sacramento aos espanhóis e receberia o território das Missões, situado a leste do rio Uruguai.
Ao ler os textos percebe-se que importantes áreas do país configuram o cenário geopolítico brasileiro, como o litoral