geopolitica
O ACORDO DE LIVRE COMÉRCIO DA AMÉRICA DO NORTE – NAFTA – E SUA
IMPORTÂNCIA PARA O COMÉRCIO INTERNACIONAL MUNDIAL
Autor(es)
FELIPE POMPERMAYER DE MELO
Orientador(es)
CRISTIANO MORINI
1. Introdução
A globalização tem sido diversamente concebida como ação a distância, em referência aos atos de agentes sociais que podem ter conseqüências a terceiros distantes; como compressão espaço-temporal, referindo-se principalmente à comunicação eletrônica; como interdependência acelerada, significando a intensificação da dependência entre economias e sociedades; como um mundo em progresso de encolhimento e como integração global, reordenação das relações de poder inter-regionais, consciência da situação global e intensificação de interligação inter-regional.
É nesse contexto que surge a necessidade de integração econômica e conseqüentemente a criação de blocos econômicos e áreas de livre comércio.
Esse estudo se propôs a demonstrar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, o NAFTA, fazendo um apanhado histórico e definindo alguns conceitos básicos sobre globalização, integração econômica propriamente dita e sobre o NAFTA. A revisão bibliográfica deste trabalho foi baseada em Appleton, Morini &
Simões e dados divulgados pelo governo do Canadá.
2. Objetivos
Este estudo tem como objetivo demonstrar o NAFTA desde sua criação, passando pela sua implementação pelos países membros até a sua importância no cenário internacional, conceituando e contextualizando temas como globalização, integração econômica e o próprio Acordo.
3. Desenvolvimento
1/4
Para a elaboração deste trabalho foi utilizada a metodologia histórica acerca do tema abordado, baseada em pesquisa bibliográfica em livros, artigos e sites da internet.
Atualmente a maioria dos países estão envolvidos em algum estágio de integração econômica (MORINI &
SIMÕES, 2006, p. 87). O que permite que os países criem uniões alfandegárias e acordos de livre