MONOGRAFIA URBANISMO
CONFORTO AMBIENTAL II – Arquitetura e Urbanismo
Ano 2014 - 4º Período – Noturno
ARQUITETURA E CLIMA
INTRODUÇÃO
Os climas são classificados em função das condições de temperatura e precipitação, sendo eles Clima: Frio, Temperado, Quente Úmido e Quente Seco. Estes climas influenciam na sociedade e na cultura local, refletindo-se nas relações interpessoais e consequentemente no urbano e no edifício. A arquitetura possui o objetivo de se adequar às variações climáticas, criando de maneira consciente, um ambiente confortável que amenize desconfortos causados pelos climas muitos rígidos. O estudo tem como objetivo estudar a climatologia da cidade de Florianópolis- SC e implantar nela o projeto do Conjunto Habitacional de Interesse Social - elaborado na disciplina do curso de arquitetura e urbanismo – aplicando ao conjunto o conceito do urbanismo sustentável e estratégias bioclimáticas.
1.0 CONFONTO TÉRMICO DO ESPAÇO URBANO
A arquitetura é a responsável em promover o conforto térmico no espaço urbano, minimizando de forma adequada as diferenças de temperaturas internas e externas do ar. Adota-se para o desempenho térmico satisfatório dos ambientes recursos naturais, contudo, em condições climáticas muito rígidas utilizam-se os recursos disponíveis para cada região.
1.1 Clima de Florianópolis- SC
Florianópolis, capital de Santa Catarina, localizada na região Sul do Brasil, está localizada entre os paralelos de 27º 10’ e 27º 50’ de latitude sul e entre os meridianos de 48º25’ e 48º35’ de longitude oeste. Possui clima mesotérmico úmido, com chuvas bem distribuídas o ano todo. Sua temperatura média anual é de 20,3 ºC, sendo fevereiro o mês mais quente com média mensal de 24,7 º C e julho o mês mais frio com média mensal de 16,3 ºC. A média anual da Umidade Relativa do Ar é de 82%, sendo mínima de 80% em novembro de dezembro e máxima de 84 % em julho.
Fonte: Programa Computacional Analysis BIO. Acesso em