aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer na criação de brinquedos sinais sobre o tempo, a cultura e as características de um povo;
Constatar sobre a alegria que o brincar proporciona;
Criar, brincar, observar, praticar, imaginar e adquirir novos conhecimentos através da sua própria habilidade de construção dos brinquedos;
A importância da brincadeira na preservação ambiental.
Duração das atividades
3 aulas de 50 min. /total: 150min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necesário nenhum conhecimento.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Espaço: sala de aula, pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Material: para cada aluno - 2 garrafas pet com formato arredondado, uma lixa, duas varetas de 8 milímetros de diâmetro por 25 de comprimento e 1 metro de barbante.
* O brinquedo também é chamado de Jabolô, Diavolô e Diabolô. undefined Atividade I - Construção do brinquedo
Como fazer:
Escolha duas garrafas Pet com formato arredondado. Corte-as 15 centímetros a partir da boca, desprezando a parte de baixo. Corte também o gargalo de uma delas. Lixe as bordas para tirar as rebarbas. Encaixe as duas pela boca e rosqueie a tampa prendendo uma na outra. Decore o brinquedo com um tinta ou plástico adesivo. Para o suporte, use duas varetas de 8 milímetros de diâmetro por 25 centímetros de comprimento e 1 metro de barbante. Fure as duas varetas em uma extremidade e passe-as pelo cordão. Dê um n ó nas pontas.
Atividade II - Brincando com o Diabolô
O aluno coloca o diabolô no chão e passa a corda a corda por debaixo dele, segurando uma vareta em cada mão. Ele rola o brinquedo pelo chão para pegar embalo e o levanta. Com uma das mãos, dá puxadas rápidas para que ele gire somente em um sentido. A outra mão apenas acompanha os movimentos. É importante ficar sempre de frente para uma das bocas do diabolô. Se ele pender para frente ou para