geopolitica
A globalização de suas várias formas, comercial, financeira, produtiva e tecnológica, como um feito irreversível traz muitos efeitos ao redor do mundo, tanto positivos como também negativos. Países que não têm uma base sólida em suas finanças, nos seus mercados, tornam-se alvo fácil aos ataques de capital estrangeiro, não como forma de investimento direto, em longo prazo e sim, com o objetivo de ganhar dinheiro fácil e rápido, a famosa especulação.
Ela afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.
Constata-se que a globalização traz consigo a universalização da produção, dos mercados e das finanças, acarretando mudanças nas estruturas que ao longo dos tempos nortearam o ritmo das relações sociais.
"Essas mudanças e Tendências trazem novas abordagens, mais flexíveis e ágeis, que devem ser utilizadas para garantir a sobrevivência das organizações".
De acordo com FARIA (apud SARTON,1998), as principais mudanças decorrentes da globalização seriam as seguintes:
Mundialização da economia – internacionalização dos mercados de insumo, de consumo e financeiro, rompendo as fronteiras geográficas clássicas e limitando a execução das políticas cambial, monetária e tributária dos Estados nacionais;
Descentralização do aparelho estatal – descentralização de suas obrigações, desformalização de suas responsabilidades, privatização de empresas públicas e desregulamentação da legislação social;