geopolitica
O crescimento dos setores envolvidos com a soja por meio do investimento em tecnologia, novas áreas agrícolas, industriais de processamento de grãos, o refino do ólio tem promovido resultado positivos. A exportação de soja em grãos constitui papel importante na economia brasileira e Mato grosso.
Um de cada quatro dólares exportados pelo complexo agroindustrial brasileiro provem da soja, praticamente toda a soja mato grossense destinada a exportação e escoada para portos via modal rodoviários. Os principais modais de transporte são:
Rodoviários: e realizados por estradas de rodagem, por caminhões carreta e treminhões
Ferroviários: realizados por veículos ferroviários, agrupamento em locomotivas e vagões.
Fluvial: realizados em rios utilizando barcaças e caracterizados pela movimentação de cargas volumosas.
As principais rotas utilizadas para o escoamento da soja da soja do estado são a BR-163 e BR-364. A BR -163 interliga o estado de Mato grosso aos estado do Pará e Mato grosso do sul e permite a saída sentido porto de Paranaguá /PR já a Br-364 liga Mato grosso ao estado de Rondônia e permite a saída sentido porto de Santos /SP.
No caso da intermodalidade rado- fluvial a soja segue por rodovia de mato grosso ate Porto velho/RO e segue pelo modal fluvial no rio madeira ate termina de Itacoatira /AM ou o porto de Santarém /PA.
As hidrovias fazem parte da matriz de transporte utilizado para o escoamento da soja para o mercado externo. As utilizado são a hidrovia do rio madeira e hidrovia tietê- paraná.
O projeto da hidrovia Paraguai–Paraná vem gerando varias discussões entre a sociedade civil e os governos dos países