Geometria
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
Ponto Próprio e Ponto Impróprio
Projeção
Nomenclatura
PONTO
Determinação do Ponto
Épura
Coordenadas Descritivas
Posições do ponto
Planos Bissetores
Simetria
RETAS
Determinação
Representação
Pertinência de ponto a reta
Traços principais da reta
Posições particulares da reta
Traços de reta nos Planos Bissetores
Retas paralelas aos Planos Bissetores
Posição relativa entre duas retas
Retas de Perfil
Rebatimento e Alçamento
Pertinência de ponto a reta de perfil
Posição relativa entre duas retas de Perfil
Posição relativa entre retas sendo uma de perfil
INTRODUÇÃO:
Para que seja possível o entendimento do que se escreve, é necessário o conhecimento de uma série de definições e convenções que dão sentido aos caracteres usados com a finalidade de se transmitir um pensamento de forma escrita e/ou falada. Imagine-se lendo um jornal escrito em japonês. Se não tiver conhecimento daquela língua, certamente não será possível entender o que lá está escrito com a finalidade de transmitir informações.
A geometria descritiva, da mesma forma que a escrita, tem por objetivo transmitir informações, sendo que para tanto, utiliza o desenho como forma de expressão. Assim, quem tiver o conhecimento das convenções e definições utilizadas na “linguagem” da geometria descritiva, estará apto a entender e se expressar através da mesma.
Vamos então introduzir alguns conceitos e convenções necessários ao desenvolvimento da geometria projetiva.
DEFINIÇÃO:
Geometria Descritiva é a ciência que tem por fim representar num plano (2 dimensões) os objetos do espaço (3 dimensões) de tal maneira que se possam resolver, neste plano, todos os problemas relativos a esse objeto.
Na geometria elementar os primeiros conceitos são os do ponto, os da reta e os do plano. Já na geometria projetiva, ao estudarmos o ponto, verificamos dois tipos de ponto a serem considerados:
Ponto próprio e ponto impróprio.
Seja um foco