Geometria molecular
Geometria molecular é o estudo de como os átomos estão distribuídos espacialmente em uma molécula. Esta pode assumir várias formas geométricas, dependendo dos átomos que a compõem. As principais classificações são linear, angular, trigonal plana, piramidal e tetraédrica.
Para se determinar a geometria de uma molécula, é preciso conhecer a teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência.
II. Desenvolvimento a) Teoria da Repulsão dos Pares Eletrônicos
A teoria da repulsão dos pares eletrônicos de valência (TRPEV) aponta que os pares eletrônicos (elétrons de valência, ligantes ou não) do átomo central se comportam como nuvens eletrônicas que se repelem e, portanto, tendem a manter a maior distância possível entre si. Mas, como as forças de repulsão eletrônica não são suficientes para que a ligação entre os átomos seja desfeita, essa distância é verificada no ângulo formado entre eles. b) Geometria Molecular
A geometria das moléculas é determinada pela posição dos átomos nas ligações, acompanhe os exemplos abaixo e confira os ângulos das diferentes estruturas atômicas: Essa é uma molécula presente em nosso DNA chamada de histona, ela possui uma estrutura plana, portanto dizemos que sua geometria é molecular linear. Repare que o ângulo das ligações é de 180°.
A molécula de água (H20) é um exemplo de estrutura angular, os átomos de hidrogênio se posicionam formando ângulos de 104,5°. Dizemos então que essa é uma molécula de Geometria molecular angular.
A molécula BH3 é um exemplo da Geometria molecular trigonal, essa forma é caracterizada pelo ângulo de 120° entre as ligações. O metano (CH4) retrata a Geometria molecular tetraédrica, a presença dos 4 átomos de hidrogênio e a formação do ângulo de 109,5° confirmam.
III. Conclusão
Concluímos então que a geometria molecular é um passo importante para entendermos melhor as estruturas das ligações moleculares, uma vez que quando conseguimos entendê-las, abrimos um