Geometria Molecular
Teoria de Repulsão dos Pares Eletrônicos
A teoria de repulsão dos pares eletrônicos de valência (TRPEV) diz que os pares eletrônicos da camada de valência se comportam como nuvens eletrônicas, e, por terem cargas de sinais iguais (negativas), se repelem. Porém, estas forças não conseguem desfazer a ligação entre os átomos, mas forma um ângulo entre eles.
Para que possamos saber a forma de uma molécula no espaço devemos:
1. Desenhar e observar a estrutura sua estrutura de Lewis;
2. Calcular o número estérico (a soma de todos os pares eletrônicos ligantes e não-ligantes);
3. Contar os pares não-ligantes;
4. Dispor os pares de elétrons de forma que a repulsão entre os pares solitários seja a menor possível.
Vale salientar que apenas as moléculas de geometria linear, angular e triangular (trigonal plana) são planas, sendo todas as demais espaciais.
A TRPEV é muito eficiente ao prever a geometria de moléculas e íons poliatômicos pequenos e ajudou muito no avanço da Química, pois através da geometria, podemos ter uma melhor compreensão dos pontos de fusão e ebulição, energias de ligação e solubilidade das mais variadas substâncias.
Tipos de geometria molecular
Geometria Linear: Acontece em todas moléculas biatômicas, ou em toda molécula que o átomo central possui no máximo duas nuvens eletrônicas em sua camada de valência.
Trigonal plana ou triangular: Ocorre quando o átomo central possui três nuvens eletrônicas em sua camada de valência.
Angular: Acontece quando o átomo tem 3 ou 4 nuvens eletrônicas em sua camada de valência, sendo que das três, duas devem estar fazendo ligações químicas e uma não.
Tetraédrica: