Bases Fil Soficas E Sociologicas Do Movimento Humano
MARIA DE LURDES RODRIGUES MENDES – 1161514
Bases Filosóficas e Sociológicas do Movimento
Humano
Curso de Bacharelado em Educação Física
Professora: Adeliana C. Siqueira Santos
Centro Universitário Claretiano
Disciplina: Bases filosóficas e
Sociológicas do Movimento Humano
RONDONOPOLIS - MT
2015
ATIVIDADES PORTFÓLIO
1) Analise as frases motivacionais abaixo e que são utilizadas para estímulo à prática esportiva. Logo depois, selecione aquele que melhor exemplifica o conceito de agôn ou areté e justifique sua escolha: “A primeira
Coisa que você deve fazer é amar seu esporte. Nunca faça isso para agradar alguém. Faça isso por você mesmo”. Para agôn era superar todos os obstáculos e limites. Pensar que as pessoas que estão em nosso lado elas não têm pensamentos positivos, sentir prazer não para agradar alguém, mas para si mesmo. Para areté o ideal são através de competições no esporte, eles estão ali para ganhar ou perder. Superação em que a todo o momento está querendo resgatar os seus ideais, ou seja, competitivas em academias, maratonas ou mesmo em uma caminhada, ou em um jogo de futebol procura supera e superar suas capacidades físicas.
2) Como visão de soma sema e dualista impacta o profissional de
Educação física? Poderíamos dizer que essa visão favorecer a realização de práticas físicas? Justifique sua resposta. Dualismo é um conceito de religião filosófica que admite a coexistência de dois princípios são eles, duas posições ou de duas realidades contrária, como o espirito e matéria, o corpo e a alma, o bem e o mal. Esta visão ajuda as pessoas se exercitarem e ter uma harmonia do corpo e alma, onde isso leva a prática de esportes. A educação física, tradicionalmente, segue a linha do racionalismo instrumental, trabalhando com o corpo e a mente, ou melhor, com o corpo e a mente fragmentados, o que impossibilita a percepção e as implicações práticas e teóricas da corporeidade.
3) Após análise do texto de Santin sobre a