Geometria Molecular
A molécula de água e outras moléculas mais simples são planas, isto é, podemos ilustrá-las em um único plano. No entanto, isso não ocorre com a maioria das moléculas que formam as substâncias, pois elas são tridimensionais, isto é, seus átomos dispõem-se de diferentes formas no espaço.
Foi a partir disso que surgiu o conceito de geometria molecular, que pode ser definida como a forma como os átomos estão espacialmente dispostos na molécula.
Voltando ao caso da molécula de água, a sua fórmula estrutural geralmente é representada da seguinte forma: H ? O ? H. No entanto, na realidade, as moléculas de água não são retas, mas possuem uma geometria angular, ou seja, os seus átomos dispõem-se de modo a formar um ângulo de 104'5º, como mostrado a seguir: geometria molecular é um dos fatores mais importantes para a determinação das propriedades da substância, tais como polaridade, pontos de fusão e ebulição, solubilidade, dureza, entre outras. Visto que a molécula de água possui a geometria angular, por exemplo, ela forma moléculas polares. Por ser polar, a água consegue dissolver solutos polares como ela, mas não dissolve solutos apolares, como a gasolina e o óleo.
A representação da molécula de água dada acima é chamada de modelo de bola e bastão, em que cada átomo é representado por uma bola, e o bastão é a ligação feita entre os átomos. Essa é a forma mais comum de representar a geometria das moléculas.
Veja outro exemplo desse tipo de representação a seguir, onde há uma molécula de metano (CH4) que possui geometria tetraédrica