Geometria Molecular
Quando estudamos geometria molecular, procuramos entender a distribuição espacial dos átomos em uma molécula. A geometria molecular é um parâmetro de importância fundamental para a previsão da polaridade de uma molécula, a qual contribui para definirmos o tipo e intensidade das interações intermoleculares que se podem estabelecer entre moléculas no composto puro, ou com átomos, ou moléculas de outras substâncias.
2. Geometria Molecular
Geometria molecular é o estudo de como os átomos estão distribuídos espacialmente em uma molécula. Esta pode assumir várias formas geométricas, dependendo dos átomos que a compõem. As principais classificações são linear, trigonal plana, tetraédrica, bipiramidal trigonal, octaédrica.
As moléculas das substâncias não são todas retas, como se estivessem em um único plano. Afinal de contas, elas estão espalhadas no espaço e seus átomos adquirem arranjos ou disposições diferentes. Assim, existem formas geométricas variadas para as moléculas de cada tipo de substância.
2.1 Nomenclatura
AXmEn
A = átomo central
X = átomos (ou grupos de átomos) ligados ao átomo central, que correspondem a pares partilhados
E = pares de electrões não partilhados m = nº de pares de electrões partilhados n = nº de pares de electrões não partilhados
AXmEnrepresentará uma molécula em que m átomos(ou grupos de átomos) se ligam ao elemento central A e em que este dispõe ainda de n pares de electrões não partilhados.
2.2 Exemplo:
Molécula de Metano (CH4)
3. Estrutura de Lewis Estrutura de Lewis um diagrama que mostra o padrão de ligações e pares solitários em uma molécula. A estrutura de Lewis foi proposta por Gilbert Lewis, quem introduziu-o pela primeira vez em 1916 em seu artigo "A molécula e o treco". Esta notação consiste numa representação esquemática da camada de valência de cada átomo, isto é, representa-se o símbolo do elemento rodeado dos elétrons de valência