Projeto 3
a) Preparação da mistura reagente: dissolva 20 g de NaCl em 60 mL de água destilada. A seguir adicione 4 g de (NH4)2CO3, em pequenas porções, enquanto a mistura é vigorosamente agitada com um bastão de vidro. Após a adição de todo (NH4)2CO3, espere o sistema entrar em equilíbrio e remova os sólidos em suspensão por filtração simples.
Meça o valor do pH da solução com papel indicador e indique quais íons devem estar em solução e qual a identidade do sólido removido na filtração
b) Transfira cerca de 40 mL do filtrado obtido no item a) para um tubo de ensaio e feche o mesmo com uma rolha com 2 tubos de vidro dobrados. Coloque o tubo de ensaio em um banho de gelo e água (temperatura de aproximadamente 15C) e conecte-o ao gerador de dióxido de carbono, conforme mostrado na Fig. 1.
Fig. 1: Esquema da aparelhagem utilizada para simulação do processo Solvay
c) Borbulhe CO2 na mistura reagente durante cerca de 1,5 h.
d) Filtre à pressão reduzida os cristais obtidos utilizando funil Büchner,
Recolha uma alíquota do filtrado e meça o valor do pH com papel indicador
e) Lave os cristais obtidos com 5 mL de água destilada gelada e seque-os ao ar.
f) Monte o sistema esquematizado na Fig. 2. Coloque no tubo B, solução saturada de Ba(OH)2 e adapte o tubo em U, de modo que uma das extremidades fique bem próxima da superfície da solução, sem contudo tocá-la. No tubo A, coloque um pouco do sólido obtido no item e) e adapte a extremidade do tubo em U, conforme a Fig. 2, e aqueça o tubo A na chama do bico de Bünsen.
Fig.2: Esquema de aparelhagem para testar a natureza dos gases gerados na termo-decomposição do produto.
II. Determinação da composição e pureza