geometria molecular
Geometria molecular: O aluno deverá apresentar as diferentes geometrias que as moléculas podem assumir no espaço segundo a teoria RPECV. Além disso, deverá apresentar exemplos de cada tipo de geometria em particular e explicar a relação com a polaridade das moléculas.
Introdução:
O modelo RPECV foi feito por Gill espie e Nyholm em 1950, com o objetivo de ajudar a previsão de geometrias moleculares a partir de estruturas de Lewis. O modelo RPECV é uma ferramenta muito importante e fundamental para determinação de estruturas de moléculas de elementos representativos. As estimativas de geometria providenciadas pela teoria RPECV têm sido confirmadas por dados experimentais.
De acordo com o modelo RPECV, somente a repulsão entre pares isolados e pares ligados ao redor do átomo central são adotadas na determinação das geometrias. Por possuir a seguinte ordem crescente de influência na determinação de geometrias: repulsão p.l-p.l. < p.l.-p.i. < p.i. -p.i.
Exemplos de moléculas
Linear
*molécula de cloreto de berílio (BeCl2)
Apresenta a geometria Linear possui 2 pares estereoativos e nenhum par isolado, e a sua polaridade é apolar e apresenta o ângulo de ligação ∠ Cl - Be - Cl = 180º.
Triangular e triangular do tipo “V” *molécula de nitrato (NO3)
Apresenta a geometria triangular possui 3 Pares estereoativos e não tem nenhum par isolado, e a sua polaridade é apolar e apresenta um ângulo de ligação ∠ O - N - O = 120º. *molécula de dióxido de nitrogênio (NO2-) Apresenta a geometria triangular do tipo “V” possui 3 Pares estereoativos e 1 par isolado, e a sua polaridade é polar e apresenta um ângulo de ligação ∠ O - N - O = 115º
Tetraédrica, Piramidal triangular e Angular *molécula de Sulfato (SO42-) Apresenta a geometria Tetraédrica possui 4 Pares estereoativos e 0par isolado, e a