Geometria Espacial
Nome: Amanda Oliveira N° 2
2° A (Regular)
O que é Geometria Espacial?
Geometria
Espacial é o estudo da geometria no espaço, em que estudamos as figuras que possuem mais de duas dimensões. Essas figuras recebem o nome de sólidos geométricos ou figuras geométricas espaciais e são conhecidas como: prisma
(cubo, paralelepípedo), pirâmides, cone, cilindro, esfera.
Se observarmos cada figura citada acima, iremos perceber que cada uma tem a sua forma representada em algum objeto na nossa realidade, como:
Prisma: caixa de sapato, caixa de fósforos.
Cone: casquinha de sorvete.
Cilindro: cano PVC, canudo.
Esfera: bola de isopor, bola de futebol.
Cilindro
Um cilindro é um objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira mais pratica, o cilindro é um corpo alongado e de aspecto roliço, com o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento.
Considere dois planos, α e β, paralelos, um circulo de centro O e raio contido num deles, e uma reta r concorrente com os dois.
Qualquer segmento paralelo a r, com extremidades nas duas circunferências, é chamado geratriz do cilindro, e o segmento com extremidades nos centros O e O’ dos círculos é denominado eixo do cilindro. A distância entre os planos α e β é a altura h do cilindro.
• Classificação
Cilindro Reto: geratriz perpendicular às bases e igual à altura; também chamado cilindro de revolução, pois pode ser obtido pela rotação de um retângulo em torno de um de seus lados.
Cilindro Oblíquo: todo cilindro que não é reto.
• Elementos de um Cilindro
Base
(r): Região plana contendo a curva diretriz e todo o seu interior.
Num cilindro existem duas bases.
Eixo (O): Segmento de reta que liga os centros das bases do “cilindro”.
Altura (h): É a distancia entre os dois planos paralelos que contem as bases do “cilindro”.
Superfície Lateral: É o conjunto de todos os pontos do espaço, que não estejam nas bases, obtidos pelo