geometria das moleculas
A molécula de água (H20) é um exemplo de estrutura angular, os átomos de hidrogênio se posicionam formando ângulos de 104,5°. Dizemos então que essa é uma molécula de Geometria molecular angular.
A molécula BH3 é um exemplo da Geometria molecular trigonal, essa forma é caracterizada pelo ângulo de 120° entre as ligações. O metano (CH4) retrata a Geometria molecular tetraédrica, a presença dos 4 átomos de hidrogênio e a formação do ângulo de 109,5° confirmam.
FORÇAS INTERMOLECULARES
As forças intermoleculares são aquelas responsáveis por manter moléculas unidas na formação dos diferentes compostos, elas se classificam em:
Força dipolo-induzido: é causada pelo acúmulo de elétrons em determinada região da molécula.
As interações intermoleculares presentes nas moléculas apolares são as dipolo-induzido, mas não ocorrem o tempo todo, a distribuição de elétrons na eletrosfera dessas moléculas é uniforme. Contudo, em algum instante ocorre um acúmulo de cargas δ + e δ- (pólos) nas extremidades, é aí que as forças dipolo-induzido aparecem, e como o próprio nome já diz, elas induzem as moléculas vizinhas a também entrarem em desequilíbrio.
Veja exemplos de compostos apolares cujas moléculas interagem através de forças dipolo-induzido:
Cl2, CO2, CH4, H2, O2
Forças dipolo-dipolo: força intermolecular presente em compostos polares.
δ + δ- δ + δ- δ + δ-
H ? Br ------------------------- H ? Br --------------------- H ? Br
Repare que nas moléculas de ácido bromídrico (HBr) existem pólos δ + e δ-, são eles os