Morfologia e Fisiologia Vegetal
Morfologia: forma em que a planta se apresenta. Serve também para sabermos diferenciar as partes das plantas. Ex: raiz, folhar, etc.
Fisiologia: o que acontece no interior do vegetal. São os processos bioquímicos. Ex: fotossínteses, respiração, absorção de água, condução da água, etc.
Célula vegetal: unidade do vegetal. Ex: núcleo, citoplasma, complexo de Goldi, parede celular, membrana plasmática, reticulo endoplasmático, vacúolo, mitocôndria, cloroplasto.
Dentro da célula existem as organelas. Ex: vacúolo. Ele absorve substancias toxicas, guardando tudo que está sobrando dentro da célula, com certo limite para não prejudicar o desenvolvimento da planta. O vacúolo é uma espécie de reservatório, que armazena água, deixando a célula túrgidas.
Cloroplasto: é uma organela onde estão as moléculas de clorofila, responsáveis pela fotossíntese e produção de açucares dentro na planta.
Parede Celular: é responsável pela limitação de uma célula da outra e torna a planta rígida. Serve para deixar a planta sempre na mesma posição. São fixas.
Reprodução da célula: começa no núcleo, onde todas as organelas se dividem.
Tipos de células e de tecidos
Epiderme: forma uma camada contínua de revestimento. Presença de cutícula (proteção mecânica e transpiração). A camada de revestimento faz a reposição de cera para que a planta não perca água. A existência da cutícula evita danos.
Periderme: tecido submerso que é associado ao crescimento secundário. Também é um tecido de revestimento vegetal quando a planta começa a crescer em diâmetro. O crescimento secundário acontece em poucas plantas.
Súber: substância depositada na parede celular da planta para que ela fique rígida e suporte a estrutura vegetal.
Parênquima: tecido de revestimento. E uma camada contínua, associada à fotossíntese e reserva de substâncias.
Colênquima: tecido de sustentação nos órgãos jovens, presentes ao longo das nervuras. São compostos por células mais