geologia 1
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ERIKA DE CARLI PEDRINI
GEOLOGIA NO BRASIL
ARACRUZ – ES
NOVEMBRO/2014
INTRODUÇÃO
A crosta terrestre, também chamada de litosfera, é a camada mais rígida da terra e possui uma variedade de tipos de rochas de formas e idades diferentes. O Brasil apresenta uma estrutura geológica bem antiga, que datam da era geológica pré – cambriana, está localizado sobre a placa tectônica sul-americana e tem estrutura rochosa estável, livre de tremores intensos. Embora apresente estrutura geológica diversificada, não conta com dobramentos modernos em suas terras. Esse fato confere ao país uma grande riqueza mineralógica (minerais metálicos, como o ferro e manganês). Apesar de sua grande extensão territorial (8.514.876 quilômetros quadrados), o Brasil possui sua estrutura geológica basicamente composta por três tipos distintos, esses são:
*Escudos cristalinos
* Bacias sedimentares
* Terrenos vulcânicos
GEOLOGIA NO BRASIL
O Brasil está totalmente contido na plataforma sul americana, cuja evolução geológica se mostra bastante complexa. Segundo o modelo das placas tectônicas, o dinamismo inerente às regiões limítrofes dessas placas vem a ser a causa de terremotos e vulcanismo. No entanto, o território brasileiro encontra-se afastado dos limites externos da placa em questão, o que explica a estabilidade hoje existente do ponto de vista geológico.
Porém, ao visualizarmos a formação das rochas características das regiões brasileiras, temos inicialmente que nos reportar aos primeiros núcleos de rochas emersas que afloraram desde o início da formação da crosta terrestre. Portanto, estamos falando dos escudos, ou seja, rochas da Era Arqueana ou com idades até o Pré-Cambriano, as quais constituem o que se denomina embasamento.
Logo, a estrutura geológica brasileira é antiga, inicialmente formaram-se os escudos, representados pelo embasamento cristalino, que são as rochas ígneas plutônicas e vulcânicas junto com as rochas