Geografia
População mundial: Ritmo de crescimento, desigualdades e migrações.O crescimento da população mundial:
Novas descobertas na área de saúde possibilitaram quedas acentuadas nas taxas de mortalidade geral das populações. Entretanto, em países menos desenvolvidos, a queda nas taxas de mortalidade não foi acompanhado de redução nas taxas de natalidade, o que resultou em um aumento significativo para a população mundial.
O crescimento desigual da população mundial: A taxa demográfica nos países desenvolvidos tem girado em torno de 0,2% ao ano. Já em países menos desenvolvidos a mesma taxa havia ficado acima de 2% anualmente. Estima-se que em 2050, 85% da população mundial viva em países menos desenvolvidos.
População: Perfil interno e disparidades:
As baixas taxas de fecundidade somadas ao aumento da expectativa de vida ao nascer vem elevando a proporção de idosos e reduzindo a de jovens. O envelhecimento da população afeta principalmente países europeus, gerando maiores gastos com as obrigações devidas pelos governos aos aposentados, alem de uma diminuição rápida e progressiva da população economicamente ativa. Países menos desenvolvidos contam com mais jovens e por isso tem mais gastos do governo com escolaridade e saúde pública.
As migrações internacionais: Acontecem quando um indivíduo ou uma família deixa o seu país para residir em outro por pelo menos um ano. Atualmente, cerca de 180 milhões de pessoas vivem fora de seu país de origem.
Imigrantes e refugiados:
Refugiados: São pessoas que se vêem obrigadas a abandonar seu país por temerem ser perseguidas, maltratadas ou assassinadas por motivos étnicos, religiosos, ideológicos ou políticos, ou ainda por motivos de catástrofes naturais.
Imigrantes: Deixam seu país voluntariamente.
Antiterrorismo e Xenofobia:
Após os atentados de 11 de setembro de 2001, os países europeus adotaram medidas mais rígidas para controlar a entrada de imigrantes, seguindo medidas de vigilância