Geografia
R: Tem a crosta que é a camada mais fina da terra e a mais densa. Logo após a crosta, tem o manto que é a maior camada da terra, lá fica conteúdo magmático, que é pastoso e possui elevada temperatura, é a camada menos densa, pois líquido é menos denso que sólido. Depois tem o núcleo que possui formato esférico e é a camada menos densa, o conteúdo é líquido ( metais derretidos) em temperaturas gugantescas. Estudar a estrutura interna da Terra nos possibilitam entender a fundo fenômenos como terremotos e maremotos. Além disso, nos auxilia a compreender a consistência e a origem de nosso campo magnético e de nossa força gravitacional.
2- Qual a relação da estrutura interna da Terra com os movimentos das placas tectônicas ?
R: A terra tem uma estrutura interna com diferentes camadas de materias rochosos compostos de uma grande variedade de minerais.dentro da terra,a energia liberada por isótopos radioativas gera um calor interno equivalente á 0,05% do calor gerado pelo sol mas é suficiente para produzir a energia que move as placas tectônicas e provoca o surgimento dos vulcões.
3- Explique a evolução da teoria das placas tectônicas.
R: Esta teoria afirma que a crosta da terra(litosfera) é fragmentada em grandes,e pequenas placas que se movem sobre uma camada mais interna e viscosa formada por magma(as tenosfera). na parte superior dessas placas,firmemente incrustadas em rochas densas,estão os continentes e terras emersas e bacias ocêanicas.As zonas sísmicas ou de terremotos e de vulcanismo encontram-se na faixa de contato entre as placas que são áreas de instabilidade geológica.
4- Diferencie minerais, minérios e rochas.
R: Minerais são substâncias químicas que ocorrem naturalmente na crosta terrestre,minérios são minerais que têm importância econômica(normalmente