T acabando
Curso de Oceanografia
Química VII
Relatório da Prática 6: Salinidade da água do mar
Professora, Juliana
Rio de Janeiro, 22 de Junho de 2015
1) Introdução A quantidade de sais dissolvidos na água do mar é da ordem de 3,5% massa por volume (3,5 g de sais em 100 mL de água do mar). Os sais dissolvidos em água encontram-se dissociados em seus íons. Dentre os sais dissolvidos, aproximadamente 55% estão na forma de cloretos (55% de 3,5 g = 1,9 g de Cl- em 100 mL água do mar).
Tabela 2: % dos principais íons da água do mar
Principais íons da agua do mar % em massa
Cl - 55,04
Na+
30,61
SO4 -2 7,70
Mg +2 3,69
Ca +2 1,17
K+
1,10
HCO3-
0,40
Há também na água do mar gases dissolvidos, especialmente oxigênio, nitrogênio (provenientes da amônia encontrada na excreção dos animais) e dióxido de carbono, sendo que as porcentagens dependem de fatores diversos como salinidade, temperatura da água, quantidade de espécies presentes, pH, e mais alguns parâmetros. Os microorganismos e os elementos que estão contidos na água do mar são os responsáveis pelo desenvolvimento de todo o corpo aquático, e uma pequena alteração em qualquer um dos componentes da água pode modificar e pôr em risco todo esse ecossistema.
2) Objetivo Determinar a salinidade da água do mar (Método de Knudsen) a partir de cálculos e da titulação com o uso de nitrato de prata (AgNO3) e comparar com o valor de água do ar normal (condições ideais).
3) Metodologia e materiais Seguindo o passo a passo da apostila na prática da aula 7. 1- Medir 10ml de água do mar e transferir para um Erlenmeyer;
2- Adicionar 25ml de água destilada e 5 gotas de K2CrO4;
3- Encher a bureta com solução de AgNO3;
4- Proceder com a dosagem, agitando al solução, até o aparecimento de precipitado vermelho permanente;
5- Anotar o volume gasto