Imunologia Dos Tumores Tumor
Imunologia dos Tumores Tumor: conjunto de células de um tipo de tecido que perderam o controle da proliferação celular. São células normais que estão proliferando aleatoriamente sem controle nenhum (começam e não param mais), não havendo necessidade dessa proliferação exagerada. Qualquer pessoa pode desenvolver um tumor. O medico que cuida dessa parte de tumores é o Oncologista. Os genes presente no material genético são:
Proto-oncogenes: Genes que determinam a proliferação celular normal, ou seja, de acordo com a necessidade. São eles que determinam quando é necessário que a célula seja divida.
Oncogenes: Genes com predisposição ao desenvolvimento do tumor (proliferação descontrolada). São os responsáveis diretos pelo desenvolvimento do tumor. Quando estiver tudo normal, ou seja, quando não existe tumor nenhum é porque os oncogenes estão inativos. Portanto os oncogenes devem ser mantidos na forma inativa. A partir do momento em que eles forem ativados a partir de uma mutação, as células vão começar a proliferar descontroladamente gerando o tumor.
Genes supressores: Genes que inibem os oncogenes, suprimindo a atividade dos mesmos. Ou seja, não deixam que os oncogenes sejam ativados. São os responsáveis indiretos pelo desenvolvimento do tumor.
Tumor Benigno: é capsulado (membrana de tecido conjuntivo denso não modelado) e não ocorre metástase (é quando algumas células tumorais proliferam sem parar e se despendem do local e caem na corrente sanguínea). É considerado benigno porque é realizada a retirada da capsula então o tumor desaparece do corpo (não volta).
Tumor Maligno: não é capsulado e ocorre.
OBS¹.: É a determinação genética que vai dizer se o tumor será benigno ou maligno , o grupo de genes ativados (existentes no oncogenes) é que vão determinar essa característica.
OBS².: O tumor benigno não pode virar maligno, contundo dependendo da área em que ele se encontre pode ocorre o rompimento da capsula fazendo com que