Desenvolver um plano de Gest o de Opera es para um Hotel
Gestão da Demanda e Planejamento do Negócio:
Processo de planejamento do sistema de um hotel;
O processo produtivo de um hotel fazenda basicamente é a oferta de hospedagem, no entanto tem as atividades complementares, por isso será importante criar uma vinculação na ordem de execução das tarefas. Segue abaixo um roteiro como sugestão:
1. Hospedagem: os apartamentos ou chalés devem estar preparados, com todo o asseio e higiene, visando estar sempre prontos para receber hóspedes novos, ou serem mantidos nessa situação para satisfação das pessoas que já estiverem hospedadas.
2. Refeições: por se tratar de um hotel fazenda, não havendo, teoricamente, oferta de opções de alimentação fora desse ambiente, dever-se-á trabalhar com o sistema de “pensão completa”. Assim, deverão ser oferecidas pelo menos 3 (três) refeições que são: café da manhã das 6h às 10h; almoço das12h às 15h e jantar das 19h às 23h. Opcionalmente poderá ter o atendimento da área de room service, pelo no período das 23h até às 6h da manhã.
3. Passantes: o hotel fazenda deverá ter a oferta de serviços para “passantes” que são as pessoas que não querem se hospedar, apenas querem passar um dia no hotel fazenda. Para esses casos deverão ser oferecidos serviços diferenciados, desde a taxa de entrada, custo de alimentação, definição de espaços que poderão utilizar, etc. Deve-se atentar para o fato de que os passantes não podem representar “agitação” para os hóspedes, pois a preferência deverá ser sempre de quem esteja hospedado.
4. Lazer externo: deverá ser feita uma programação completa por período para a realização das atividades de lazer externo ao hotel fazenda, tais como passeio em trilhas ecológicas secas ou molhadas, passeios de: charrete, a cachoeiras, a cavalos, esportes radicais, pescaria, dentre outras. Para a realização de cada atividade deverá ser programado um horário especifico, visando com isto atender à demanda e expectativas dos